Penacova
À semelhança do que aconteceu nos dois anos anteriores, dia 31 de Maio, a Associação para a Defesa do Vale do Rio Bestança juntamente com o Município de Penacova organizam uma caminhada junto ao Rio Alva.
Os cerca de 100 participantes, de todos os pontos do país, começam junto à Azenha do Vimieiro e passam na praia fluvial de Vale da Chã. Após uma manhã de caminhada junto ao rio, o almoço espera pelos participantes no caneiro do Cornicovo por entre as azenhas.
Com as forças revigoradas e o estômago aconchegado começam-se os troços mais radicais, porém também mais encantadores deste percurso. Na margem esquerda vai-se até à Azenha da Maria Delegada. Aqui sim o grau de dificuldade e a beleza das paisagens começam a aumentar sendo marcados pelo estado selvagem dos locais. Daqui em diante os vales encaixados e os carreiros radicais em escarpas dominam o percurso. Num dos recantos bucólicos podemos ver levantar um pato-real e, com sorte, uma lontra escapa entre a vegetação. Os amantes de pesca ficarão extasiados com a proximidade às trutas que é exacerbada pela limpidez da água. Estes 9,2 km que levam à foz do Alva, são relativamente difíceis de percorrer, o que faz com que esta caminhada possa ser considerada com um grau de dificuldade médio-alto.
Sem comentários:
Enviar um comentário