1- Ainda a viagem à Venezuela, que tinha como objectivo angariar trocas comerciais a fim de obter petróleo mais barato. A receptividade do Presidente da Venezuela deve-se talvez à famosa frase "porque não te cailas". Independentemente de quem tomou a iniciativa, o certo é que pessoalmente não gosto do regime, e faz-me pensar que existam talvez outras formas de resolver o problema, uma das quais o poço de petróleo Brasileiro no qual a Galp detém uma boa percentagem. É óbvio que provavelmente estarei errado, mas nas questões dos princípios não é algo de muito a 100%. Faz-me lembrar no entanto os estudos de história do secundário, onde as rotas comerciais dominadas pelos Portugueses nos trouxeram grandes feitos. Foi esse pensamento que me aflorou à mente. Assim ...
3- Nos "Prós e contras" da RTP1 na passada segunda feira, o tema foi os combustíveis, mais propriamente "Quem para a escalada dos preços dos combustíveis". Estiveram no programa várias entidades representando os diferentes sectores da economia Portuguesa, excepto as petrolíferas que se fizeram representar pelo Presidente da sua Associação, apesar do convite da moderadora do programa. Para quem não viu resume-se ao seguinte: de um lado as petrolíferas, do outro o Estado (não representado, por falta de convite da autora) e do outro os consumidores. Ficámos a saber que os preços são alterados em função da média do preço de crude da última semana, e que aparentemente não há por onde fugir (ponto de vista do Presidente da Associação das Petrolíferas). Um "expert" no mercado internacional de petróleo (que agora dirige uma empresa de energias alternativas), salientou que o petróleo "foi demasiado barato durante muito tempo" e agora era altura de introduzir o Biodiesel, produzido a partir de óleos queimados, nomeadamente incluir até 10% nos combustíveis. A ideia foi clara, não produzir biodiesel a partir de culturas agrícolas, mas apenas reciclar os óleos, o que segundo o especialista é suficiente para atingir os 10% e controlar a escalada dos preços. Os restantes sectores apresentaram o seu ponto de vista que reside na criação de combustíveis profissionais mais baratos e no argumento de colocar os preços portugueses semelhantes aos Espanhóis. Esta é também uma realidade, onde muitos impostos estão a ser desviados para a nossa vizinha Espanha. A ideia é clara, se o aumento continuar, a economia Portuguesa ficará asfixiada e as falências sucederão. Entretanto já em comunicado na semana passada, o Presidente da Galp, afirmou que o Estado deveria baixar os impostos sobre os produtos petrolíferos, que actualmente se situa em 59% na gasolina e 47% no gasóleo e que os preços antes de impostos em Portugal são semelhantes aos nossos vizinhos. Esta ideia foi entretanto rejeitada pelo Governo. Foi ainda referido que na Venezuela o preço do barril de crude pesado ronda os $15 / barril, sendo que existem três tipos de crude.
Em 2000: um barril = $30.21 * 1.22 €/$ = 36.6 €
o gasóleo custava 0.60 €/l
Em 2008: um barril = $132 * 1/1.566 = 84.29 €
o gasóleo custa 1.42 €/l
84.29/36.6 = 2.30 = Imp = Inflação Matéria-prima
Em percentagem temos: (84.29 - 36.6)/36.6 = 131.96 %
Aplicando o mesmo factor temos: 0.60*2.30 = 1.38 €/l ainda assim restam 0.04€/l a mais.
Até aqui ficou a notícia do N.E. OnLine, porque não era relevante aprofundar a questão.
Mas fazendo essas contas de forma mais profunda, temos:
Um Barril contém cerca de 42 galões, ou seja 158.9873 litros de crude.
Em 2008: um litro crude custa 84.29/158.98 = 0.53 €/l.
Da refinação, o crude contribuí para cada combustível da seguinte forma:
- GLP => 8.1%
- Nafta => 10.5%
- Gasolina => 19.5%
- Querosene => 2.6%
- Diesel => 36.4%
- Outros => 22.9%
Aplicando percentagens dos 158.98 l de um barril de petróleo utiliza-se em cada combustível o seguinte:
GPL = 8.1% *158.98 = 12.877 l
Nafta = 10.5% *158.98 = 16.693 l
Gasolina = 19.5% *158.98 = 31,001 l
Querosene = 2.6% *158.98 = 4.134 l
Diesel = 36.4% *158.98 = 57,869 l
Outros = 22.9% *158.98 = 36.406 l
Depois de refinado e acrescentados outros produtos, um barril de petróleo produz 75 litros de gasolina (ver aqui) e 139 litros de gasóleo (utilizando a mesma proporção).
A refinação da gasolina é mais cara do que o gasóleo.
Agora passaremos a usar teoria devido à falta de dados. Refinar fica 1.5 vezes mais caro do que extrair petróleo para gasóleo e 2 vezes para a gasolina, reportando aos preços do ano de 2000. Distribuir custa em média 0.5 vezes do preço de extrair (valor médio, pois se uma estação vender + litros / unidade de tempo, o preço de distribuição decai e vice-versa), e incluí-se aqui transporte, ordenados, exploração de postos, etc. (talvez 0.5 seja curto…)
Dividindo o preço do combustível da seguinte forma:
(€_crude + €_refinação + €_distribuição) * lucro * ISP * IVA = 0.60 €/l
(€_base_venda)*lucro*ISP*IVA = 0.60 €/l
Em 2000:
Preços de custo de refinação+distribuição: 0.2302 €/l * 2= 0.46 €/l
1 litro de gasóleo custa (0.23 €/l + 0.46 €/l) * 57.869 / 139 = 39.93 € /139 = 0.288 €/l = €_base_venda
IVA: 17%
ISP: 47%
0.60 €/l =1.17*1.47*(€_base_venda * lucro) <=> (€_base_venda * lucro) = 0.349 €/l
Lucro Empresas = 0.349/0.288 -1 = 21.18%
Assim dos 0.60 €/l que pagávamos em 2000 tínhamos:
Crude = 0.0958 €/l
Refinar = 0.1437 €/l
Distribuir = 0.0479 €/l
Lucro = 0.0614 €/l
ISP = 0.1640 €/l
IVA = 0.0872 €/l
Em 2008:
Cenário 1: O IVA subiu de 2000 a 2008 em 4%. O ISP teoricamente assume-se que se manteve constante assim como o €_refinação acrescido de inflação de 3% ao ano ou seja 24% em 8 anos(é lógico que assim seja? Parece-me que sim). Distribuição agravada em 20% e contando com o factor de 2,3 ou seja (2,3-1) = 130%. (TAB[2000_indexado_2008])
Cenário 2: Mantemos o Cenário 1, mas alterando o custo de refinação, que segue a tendência dos outros. Distribuição agravada em 20% e contando com o factor de 2,3 ou seja (2,3-1) = 130%. (TAB[2008])
Conclusão: Aumento percentual das várias parcelas… foi elaborada a actualização de preços de 2000 a 2008 levando em conta a inflação (24% em 8 anos), e depois aplicou-se a fórmula:


Peço a algum leitor que verifique as contas e me indique onde errei!!! Quem ganha este dinheiro todo? Os preços dos combustíveis subiram mais 5% (136%) contra os 131% do aumento do crude, os tais 0.04€/l. Sem descrever os preços de 2000 com inflação aos dias de hoje, a surpresa é ainda maior...
Para isso consulte aqui a folha de cálculo.
Nota: a tabela indica o aumento de cada parcela relativamente aos preços de 2000, mas já contabilizando nesses preços um aumento de 24%.
5- Depois deste exercício (4) perdi a vontade… de escrever, perdoem-me os leitores, ainda assim deixo aqui dois links sobre carros eléctricos: link_1 e link_2
6 - Julgo que muitos dos leitores já terão conhecimento, ainda assim transcrevo aqui um email que recebi:
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"BOICOTE ÀS GASOLINEIRAS
26 de Maio a 08 Junho - Galp
09 Junho a 22 Junho - BP
23 Junho a 06 Julho - Repsol
Se pensarmos bem, o aumento do preço de combustíveis, significa que fica mais caro o transporte de variados produtos de consumo essencial para todos nós. O que faz com que, por arrasto, todos os preços de bens e serviços aumentem.
Supondo que não estamos num país de gente abonada, considera-se uma boa chance de tentarmos mostrar que afinal de contas, o dinheiro que conseguimos receber ao fim do mês é cada vez mais necessário para a nossa sustentação.
Como tal, é proposto por este movimento que se abdique de colocar combustível em todas as grandes gasolineiras pelo máximo tempo possível, com o objectivo de que as gasolineiras se apercebam que algo vai mal para os seus lados, e comecem a tornar o seu preço mais competitivo.
Mas para isso acontecer terá que haver coordenação, e saber onde podemos, e não podemos abastecer. Assim são propostos prazos mínimos para boicotar marcas específicas, conseguindo desta forma um maior impacto.
Em alternativa às mesmas, segue uma lista de postos de abastecimento com combustíveis mais baratos, bem perto de si:
(www.maisgasolina.com/combustivel-mais-barato)
"
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(Nota: link já disponibilizado pelo NEOnline à várias semanas, junto da agenda, e onde ontem todos os Telejornais mencionaram às 20h o Site já indicado pelo NE)

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