Reduzir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais através de uma melhor avaliação de riscos
Na UE, segundo estatísticas publicadas pelo EUROSTAT, morrem anualmente 5 720 pessoas na sequência de acidentes relacionados com o trabalho. Além disso, segundo a Organização Internacional do Trabalho, morrem ainda anualmente 159 500 trabalhadores na UE devido a doenças ocupacionais. Por conseguinte, tomando os dois números em consideração, cada três minutos e meio morre alguém na UE devido a causas relacionadas com o trabalho. A maior parte destes acidentes e doenças é evitável, e o primeiro passo para a sua prevenção consiste na avaliação de riscos. É esta a mensagem da campanha “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis. Bom para si. Bom para as empresas.”, a campanha de informação de âmbito europeu sobre avaliação de riscos lançada pela Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (EU-OSHA). Esta campanha incide especialmente em sectores de alto risco como a construção, os cuidados de saúde e a agricultura, assim como nas necessidades das Pequenas e Médias Empresas, e decorrerá ao longo de dois anos (2008-09).
De acordo com a legislação comunitária, todos os empregadores da UE têm o dever legal de efectuar avaliações de riscos. A avaliação de riscos ajuda os empregadores a compreenderem melhor as medidas que têm de adoptar com vista a melhorar a saúde e a segurança no local de trabalho.
Para divulgar e promover a nova campanha do biénio 2008-2009 sobre Avaliação de Riscos, a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, e a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), enquanto Ponto Focal Nacional da Agência Europeia, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, realizam no próximo dia 17 de Junho, o Seminário “Segurança e Saúde no Trabalho – uma rede em construção”, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, Neste seminário, trabalhadores e empregadores terão a oportunidade de reunir com profissionais dos sectores da saúde e segurança, e com empresas com boas práticas nesta área.
Sem comentários:
Enviar um comentário