Loja do Cidadão de 2ª Geração Chega ao Distrito
Os Municípios de Vila Nova da Barquinha, Rio Maior, Santarém e Cantanhede, a Agência para a Modernização Administrativa e a Estrutura de Missão Lojas do Cidadão de Segunda Geração assinam nos próximos dias 15 e 16 de Janeiro, nos respectivos Paços de Concelho, o protocolo para a instalação, durante o corrente ano, de Lojas de Cidadão de Segunda Geração em cada um dos municípios. A cerimónia contará com a presença da Secretária de Estado da Modernização Administrativa.
No dia 15 de Janeiro, pelas 11h00, será assinado o protocolo com a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, pelas 15h00, é assinado o protocolo com o Município de Rio Maior e, pelas 18h00, com o Município de Cascais.
No dia 16 de Janeiro, pelas 11h00, foi assinado o protocolo com a Câmara Municipal de Santarém e, pelas 16h00, com a Câmara Municipal de Cantanhede
Desde a data da sua criação, em 1999, as lojas do cidadão têm sido a escolha preferencial dos cidadãos na procura da resolução das suas situações com os diversos serviços públicos. Actualmente, existem lojas do cidadão nos concelhos de Lisboa (2), Odivelas, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Viseu e Setúbal, que registaram já mais de 68 milhões de atendimentos ao público, desde a sua criação.
As novas Lojas do Cidadão (Lojas 2G) têm como objectivos centrais (i) oferecer aos cidadãos e às empresas uma maior integração de serviços em função dos seus eventos de vida e (ii) racionalizar, geográfica e financeiramente, o modelo de distribuição de serviços públicos, sem perda de proximidade para o cidadão e com economias em termos de custos de instalação e exploração.
Deste modo, as novas lojas do cidadão devem concentrar no mesmo espaço serviços públicos (da administração central e também municipal) e serviços privados conexos, em função da procura e das necessidades existentes em cada local.

Sem comentários:
Enviar um comentário